
Política
Brasil consulta outros países antes de decidir sobre Conselho de Trump para Gaza
Governo brasileiro busca mais detalhes sobre a proposta antes de decidir participação

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) analisa com cautela o convite feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que o Brasil integre o Conselho de Paz para Gaza. A proposta ainda não chegou de forma detalhada ao governo brasileiro, que busca compreender melhor o funcionamento do comitê antes de tomar uma decisão. Nos próximos dias, o Planalto deve consultar países com posições semelhantes às do Brasil em defesa de Gaza. As informações são do blog de Tainá Falcão na CNN.
Na interlocução com os Estados Unidos, a diplomacia brasileira quer esclarecimentos sobre os objetivos do grupo, as condições de atuação de cada país, quem participará do Conselho e quais serão os critérios para a tomada de decisões. Auxiliares de Lula alertam para o risco de esvaziamento do papel da ONU na mediação de conflitos, já que a Casa Branca não explicou como o Conselho se articularia com iniciativas existentes no âmbito das Nações Unidas.
Além do Brasil, Estados Unidos convidaram Argentina, Canadá, Egito, Paraguai e Turquia, com a promessa de anunciar novos integrantes nas próximas semanas. Diplomatas brasileiros apontam a ausência de representantes palestinos, inclusive da Autoridade Palestina, e a falta de coordenação prévia com Israel. Também não há clareza sobre a contribuição financeira dos membros, cujo custo pode chegar a US$ 1 bilhão para países que desejem um assento permanente. Por enquanto, o Brasil não estabeleceu prazo para decidir sobre o convite.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

