Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Brasil consulta outros países antes de decidir sobre Conselho de Trump para Gaza

Política

Brasil consulta outros países antes de decidir sobre Conselho de Trump para Gaza

Governo brasileiro busca mais detalhes sobre a proposta antes de decidir participação

Brasil consulta outros países antes de decidir sobre Conselho de Trump para Gaza

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 19 de janeiro de 2026 às 08:56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) analisa com cautela o convite feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que o Brasil integre o Conselho de Paz para Gaza. A proposta ainda não chegou de forma detalhada ao governo brasileiro, que busca compreender melhor o funcionamento do comitê antes de tomar uma decisão. Nos próximos dias, o Planalto deve consultar países com posições semelhantes às do Brasil em defesa de Gaza. As informações são do blog de Tainá Falcão na CNN.

Na interlocução com os Estados Unidos, a diplomacia brasileira quer esclarecimentos sobre os objetivos do grupo, as condições de atuação de cada país, quem participará do Conselho e quais serão os critérios para a tomada de decisões. Auxiliares de Lula alertam para o risco de esvaziamento do papel da ONU na mediação de conflitos, já que a Casa Branca não explicou como o Conselho se articularia com iniciativas existentes no âmbito das Nações Unidas.

Além do Brasil, Estados Unidos convidaram Argentina, Canadá, Egito, Paraguai e Turquia, com a promessa de anunciar novos integrantes nas próximas semanas. Diplomatas brasileiros apontam a ausência de representantes palestinos, inclusive da Autoridade Palestina, e a falta de coordenação prévia com Israel. Também não há clareza sobre a contribuição financeira dos membros, cujo custo pode chegar a US$ 1 bilhão para países que desejem um assento permanente. Por enquanto, o Brasil não estabeleceu prazo para decidir sobre o convite.