Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Haddad diz que não será candidato em 2026

Política

Haddad diz que não será candidato em 2026

Ministro da Fazenda afirma a Lula que não disputará cargos e defende debate sobre cenário internacional

Haddad diz que não será candidato em 2026

Foto: Washington Costa/MF

Por: Metro1 no dia 19 de janeiro de 2026 às 12:33

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira (19) que não pretende se candidatar em 2026, a nenhum cargo, e que deseja dedicar um período a discutir um projeto de país no cenário internacional. Segundo ele, a decisão já foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem afirmou manter relação pessoal e diálogo frequente.

De acordo com a CNN Brasil, Lula tentou convencer Haddad a disputar novamente o governo de São Paulo, cargo para o qual foi derrotado em 2022 por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Analistas avaliam que o presidente busca um palanque forte no maior colégio eleitoral do país, mas aliados apontam que o favoritismo de Tarcísio nas pesquisas pesa contra uma nova candidatura de Haddad.

Em entrevista ao UOL, o ministro reiterou que não está pensando em cargos políticos e avaliou o atual contexto político. “Estamos vivendo uma fase de extrema-direita”, afirmou, acrescentando que esse cenário gera instabilidade e abre espaço para candidaturas antes consideradas improváveis. Segundo Haddad, esse ambiente faz com que demandas de grupos historicamente pouco ouvidos passem a ganhar espaço no debate político.