Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Fim da escala 6x1 pode ser aprovado neste semestre, diz Boulos

Política

Fim da escala 6x1 pode ser aprovado neste semestre, diz Boulos

PEC já conta com 226 assinaturas na Câmara dos Deputados

Fim da escala 6x1 pode ser aprovado neste semestre, diz Boulos

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Agência Câmara

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2026 às 09:42

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou nesta terça-feira (27) que o governo federal trabalha para aprovar ainda neste semestre o fim da escala 6x1. A proposta busca reduzir a jornada semanal e ampliar o tempo de descanso dos trabalhadores, tema considerado prioridade pelo Executivo.

“Eu espero que isso possa ser pautado [para votação no Congresso Nacional], aprovado e promulgado pelo presidente Lula neste primeiro semestre, para que os trabalhadores brasileiros tenham paz, tenham descanso e possam ter tempo com a sua família para lazer, para cuidado, que é o básico para qualquer um”, declarou o ministro. A fala ocorreu em coletiva após participação de ato na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Articulação no Congresso

Segundo Boulos, o governo atua em conjunto com o Ministério do Trabalho e mantém diálogo com o Congresso. Ele afirmou que já se reuniu e seguirá conversando nas próximas semanas com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Nós vamos acabar com a escala 6x1 no Brasil. Essa é uma necessidade do trabalhador brasileiro”, reforçou.

A mudança está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2025, apresentada em fevereiro do ano passado e assinada por 226 deputados. Questionado sobre resistência empresarial, Boulos afirmou que “o grande empresário ser contra não é nenhuma surpresa" e criticou a postura histórica do setor em relação a direitos trabalhistas.

Exemplo no Planalto

No fim de 2024, o Palácio do Planalto adotou o fim da escala 6x1 para trabalhadores terceirizadosna Presidência da República. “São centenas de trabalhadores no Palácio do Planalto e, em dezembro, a gente assinou o fim da escala 6x1. Todos esses trabalhadores estão no máximo na escala 5x2”, disse o ministro.