Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula deve assinar acordo Mercosul-UE nesta segunda-feira

Política

Lula deve assinar acordo Mercosul-UE nesta segunda-feira

Governo busca aprovação no primeiro semestre e Câmara sinaliza celeridade na tramitação

Lula deve assinar acordo Mercosul-UE nesta segunda-feira

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 02 de fevereiro de 2026 às 07:59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, nesta segunda-feira (2), a proposta do acordo entre Mercosul e União Europeia para envio ao Congresso Nacional no início das atividades parlamentares de 2026. Após 26 anos de negociações, o governo pretende aprovar o texto ainda no primeiro semestre, com o objetivo de acelerar a tramitação e pressionar o bloco europeu a ratificá-lo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou a líderes que a intenção é votar o acordo na Casa até o Carnaval. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que planeja enviar o texto na primeira semana de fevereiro, e Motta declarou que o plenário dará celeridade ao acordo assim que ele chegar à Câmara.

Enquanto a Europa discute salvaguardas preventivas, a China, principal destino da carne bovina brasileira, implementou um sistema de cotas em vigor desde 1º de janeiro. O modelo prevê cota inicial de 1,106 milhão de toneladas, com tarifa de 12% dentro da quota e sobretaxa de 55% fora dela, totalizando 67% sobre volumes excedentes; em 2025, a China importou cerca de 1,7 milhão de toneladas de carne bovina brasileira, o equivalente a 48,3% do total exportado pelo Brasil.