O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (5) que aguarda o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para publicar o ato que reajusta os salários de servidores da Casa, mesmo com valores acima do teto constitucional.
Em entrevista à TV Globo, Motta disse que a medida já está pronta para ser publicada e que o reajuste é necessário em razão do aumento da verba de gabinete. Segundo ele, a correção considera a inflação do período, o que elevaria a remuneração para cerca de R$ 165 mil mensais.
Motta reconheceu que, com o reajuste, alguns servidores do Legislativo poderão receber acima do teto do funcionalismo público, atualmente de R$ 46.366,19. Ele afirmou que isso pode ocorrer principalmente para ocupantes de cargos de direção na Câmara, que poderão ganhar mais do que os próprios deputados.
O tema foi questionado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) durante sessão, quando Motta confirmou que diretores da Casa poderiam ultrapassar o teto constitucional com a nova regra.



