
Política
Receita Federal, PF e CGU fazem operação contra fraudes na Farmácia Popular
Grupo criminoso adquiria CNPJs de farmácias cadastradas no programa social e transferia a titularidade para "laranjas" para realizar compras fictícias com CPFs reais

Foto: Reprodução/Prefeitura de São Cristovão
A Receita Federal e a PF (Polícia Federal), em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União), realizaram nesta terça-feira (10), a operação "OTC - Over The Counter", que tem por objetivo apurar o desvio de recursos públicos federais num total de R$30 milhões do Programa Farmácia Popular do Brasil.
As investigações tiveram início depois que uma cidadã denunciou o uso indevido de seu CPF em uma suposta venda de medicamento vinculada ao Programa. De acordo com a Receita Federal, após esse registro, "foram identificados indícios da atuação de uma organização criminosa dedicada a fraudar o programa em escala nacional".
Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão. O caso da primeira denúncia foi registrado em Mato Grosso do Sul. A partir das investigações, a PF pôde notar que o grupo criminoso adquiria CNPJs de farmácias cadastradas no Programa Farmácia Popular e transferia a titularidade para pessoas "laranjas" e, em seguida, registravam vendas fictícias, sem qualquer compra real por parte dos consumidores que tiveram CPFs usados de forma irregular.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

