Política
Bolsonaro completa um mês de prisão na Papudinha e tenta manter influência no cenário eleitoral

Fala foi dada neste domingo (15) durante a inauguração da nova emergência do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (15) que a pandemia evidenciou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a inauguração da nova emergência do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, ele defendeu o papel da rede pública no atendimento à população.
"O SUS atendia mil pessoas. Se um morresse, só saía notícia daquele que morreu. Dos mil que se curaram não se falava nada. Veio a Covid-19 para provar. Por isso que eu digo que Deus escreve certo por linhas tortas. A Covid deu ao SUS a oportunidade de falar: não existe, no mundo inteiro, nenhum país com 100 milhões de habitantes que tenha um sistema de saúde integral como o nosso SUS", disse. Lula também convocou apoiadores a fazer de 2026 "o ano da verdade" e reforçou o combate às fake news.
O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. À noite, o presidente deve ir ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí para acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, que fará homenagem ao chefe do Executivo.
No sábado (14), Lula iniciou a agenda de Carnaval em Recife, no Galo da Madrugada, e depois seguiu para Salvador, onde acompanhou a festa no circuito Campo Grande ao lado de autoridades locais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.