
Política
Lula se reúne com CEO do Google durante cúpula de IA na Índia
Presidente apresentou plano brasileiro para inteligência artificial e discutiu investimentos, regulação e riscos da tecnologia

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (19) com o CEO do Google, Sundar Pichai, durante a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, realizada na Índia. O encontro ocorreu a pedido do executivo.
Segundo publicação do presidente no X, Pichai destacou a importância do Brasil para a empresa e citou investimentos já realizados no país, como a abertura de um centro de engenharia em São Paulo. Lula apresentou a visão do governo para o desenvolvimento da inteligência artificial, mencionou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e ações voltadas à digitalização de serviços públicos.
O presidente também afirmou que o governo trabalha para atrair investimentos em datacenters e ampliar a capacidade tecnológica nacional. Lula ressaltou a preocupação com os riscos do uso da IA, especialmente para meninas e mulheres, e citou a proposta de marco regulatório em debate no Congresso Nacional, com medidas de proteção à indústria criativa brasileira. Segundo o presidente, o Google demonstrou interesse em aprofundar a colaboração com o governo e ampliar a cooperação com o setor privado brasileiro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

