Política
Após invasão à Câmara, Prefeitura demite três servidores e absolve quatro dirigentes sindicais

Mandatários defenderam cooperação militar entre os dois países

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em agenda na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder francês Emmanuel Macron discutiram formas conjuntas de combater o narcotráfico e outras formas de crimes na fronteira entre Brasil (Amapá) e a Guiana Francesa. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (19) em Nova Déli.
Durante a reunião, os líderes também conversaram sobre o garimpo ilegal na região. O Planalto não detalhou as conclusões da discussão e se os presidentes discutiram ações conjuntas para o enfrentamento dos crimes.
A convite do primeiro-ministro Narendra Modi, Lula e Macron viajaram ao país para participar do da Cúpula do Impacto da Inteligência Artificial, que contou com a presença de chefes de Estado e de Governo, especialistas em tecnologia e CEOs de big techs.
A pedido do francês, os mandatários também discutiram sobre a indústria da defesa e investimentos na área, como o fortalecimento do programa de submarinos brasileiros e a produção de helicópteros no Brasil. A discussão pauta o interesse firmado no ano passado em carta de intenção assinada pelos líderes para transformar a fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), em um polo de produção e exportação do H145, um dos mais avançados do mundo.
No encontro, os líderes defenderam a cooperação militar entre os dois países para que juntos pudessem defender a manutenção da paz mundial, além de garantir a própria soberania.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.