Sábado, 21 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

Política

STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

Primeira Turma já havia aceitado denúncia da PGR apresentada em setembro do ano passado

STF abre ação penal contra Eduardo Bolsonaro por coação

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 20 de fevereiro de 2026 às 07:46

O Supremo Tribunal Federal formalizou nesta quinta-feira (19) a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que se tornou réu pelo crime de coação. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República e aceita em novembro do ano passado pela Primeira Turma da Corte, com votos dos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo articularam ações para intervir em processos judiciais com o objetivo de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o próprio blogueiro. A acusação foi apresentada no âmbito de inquérito em que o ex-presidente também foi indicado pela Polícia Federal, mas não houve denúncia contra ele nesse caso específico.

A abertura da ação penal ocorre após o recebimento da denúncia e dá início à fase de instrução, com coleta de depoimentos de investigados e testemunhas de acusação e defesa. Ao final do processo, os ministros do STF decidem pela condenação ou absolvição dos réus.