
Política
"Ninguém tem que depender do dólar", diz Lula ao defender negociações em outras moedas
Declaração foi feita em entrevista ao canal India Times nesta sexta-feira (20)

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Durante agenda na Índia, para participar da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Déli, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil está disposto a negociar em outras moedas com parceiros comerciais, e que os países não devem depender do dólar. A declaração foi feita em entrevista ao canal India Times nesta sexta-feira (20).
“Eu defendo que não é necessário que um acordo comercial entre Brasil e Índia tenha que ser feito em dólares americanos, o que eu defendo é que nós podemos usar nossas próprias moedas. É difícil? Sim, é difícil, mas podemos tentar. Ninguém tem que depender do dólar”, afirmou.
Lula diz que, embora o dólar seja a principal moeda do mundo, os países devem considerar o que é mais vantajoso para suas economias. “Não é uma fantasia, não é algo que nós podemos fazer da noite para o dia. Mas é uma coisa que precisamos começar a pensar”, declarou.
Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas para diversos países, entre eles o Brasil, nações têm discutido formas de depender menos das exportações para os EUA e do dólar.
“O que nós queremos é ver se é possível negociar com a China com a moeda brasileira e chinesa. Se é possível negociar com a Europa usando moedas europeias. Se é possível, e nossos bancos centrais, nossas reservas federais e nossos ministérios da economia entenderem que isso é possível, e pode trazer vantagem para os países, então você começa a colocar em prática para ver se isso funciona."
As declarações de Lula vão de encontro ao plano do líder chinês Xi Jinping de realizar negociações em yuan para fazer frente ao domínio global do dólar. Um dos principais objetivos da China para os próximos anos é criar um sistema financeiro forte o suficiente para torná-lo uma moeda de reserva global.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

