
Política
Lula defende fortalecimento da parceria entre Brasil e Índia durante visita a Nova Délhi
Presidente defende fortalecimento do Sul global e ampliação da cooperação bilateral durante visita a Nova Délhi

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (21) que o Brasil vê a Índia como parceiro estratégico, durante encontro com o primeiro-ministro Narendra Modi, em Nova Délhi. Lula destacou similaridades entre os dois países, como desafios sociais e proximidade nos campos científico e tecnológico, e defendeu a ampliação da cooperação bilateral.
Segundo o presidente, a parceria entre Brasil e Índia pode fortalecer não apenas os dois países, mas também a América do Sul e o chamado Sul global, evitando a polarização internacional. Lula chegou à Índia no dia 18 de fevereiro para uma viagem de oito dias pela Ásia, acompanhado de 11 ministros, quatro parlamentares e outras autoridades. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, seguiu diretamente para Seul, onde o presidente cumpre agenda a partir do dia 23.
A visita ocorre em momento de aproximação geopolítica e econômica entre os dois países. Nos últimos dois anos, aumentaram as missões empresariais brasileiras na Índia e foram intensificados projetos conjuntos nas áreas de defesa, ciência, tecnologia e inovação. A economia indiana registra crescimento médio superior a 6% ao ano nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais polos industriais e tecnológicos do mundo em desenvolvimento.
Brasil e Índia também têm adotado posições semelhantes no cenário internacional, com defesa do multilateralismo, do livre comércio e da ampliação do protagonismo do Sul global nos fóruns internacionais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

