
Política
Jerônimo anuncia mudanças no secretariado e órgãos do Estado; confira
Perfis incluem advogados, administradores, engenheiros e gestores

Foto: Joá Souza/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (2), mudanças no secretariado e em órgãos do governo da Bahia. As alterações atendem aos prazos de desincompatibilização previstos na legislação eleitoral e atingem áreas estratégicas da administração estadual.
Segundo o governador, a reformulação mantém o funcionamento da gestão e o equilíbrio político da base aliada. “É uma troca dentro da normalidade, mantendo a pluralidade e a representação dos partidos aliados, com nomes de confiança que irão contribuir para a continuidade das ações realizadas pelo Governo do Estado, visando o desenvolvimento e a qualidade de vida do povo baiano”, afirmou.
Ele também agradeceu aos gestores que deixam os cargos. "Aos secretários que vão para compromissos políticos, o meu muito obrigado pela dedicação. Cada entrega ajudou a transformar a vida da nossa gente”, completou.
Mudanças nas secretarias
As substituições ocorreram em diferentes pastas:
- Agricultura: Vivaldo Góis assume no lugar de Pablo Barrozo;
- Desenvolvimento Rural: Elisabete Costa substitui Osni Cardoso;
- Desenvolvimento Urbano: Joaquim Neto entra no lugar de Jusmari Oliveira;
- Educação: Luciana Menezes assume interinamente no lugar de Rowenna Brito;
- Infraestrutura Hídrica: Marise Chastinet substitui Larissa Moraes;
- Políticas para Mulheres: Camilla Batista assume após saída de Neuza Cadore;
- Desenvolvimento Econômico: Aécio Nascimento responde interinamente no lugar de Angelo Almeida;
- Casa Civil: Carlos Melo substitui Afonso Florence.
Saiba mais sobre eles
Aécio Moreira do Nascimento: advogado, com pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas. Tem experiência na administração estadual e atuação em articulação institucional. Já trabalhou na Assembleia Legislativa e ocupava o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde agora responde interinamente pela pasta.
Camilla Batista: advogada, de origem indígena do povo Xucuru Kariri. Especialista em políticas para mulheres e em direito agrário com foco em mulheres rurais. Atuava na área de enfrentamento à violência contra a mulher e agora assume a Secretaria de Políticas para Mulheres.
Carlos Melo: administrador formado pela UFBA, com quase duas décadas de atuação na Casa Civil. Tem experiência na coordenação administrativa e articulação entre áreas do governo. Assume novamente o comando da pasta.
Elisabete Costa: técnica em agropecuária, pedagoga e mestre em Desenvolvimento Regional. Tem trajetória ligada à agricultura familiar, crédito fundiário e cooperativismo. Já atuou em organizações como o IRPAA e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Era assessora do gabinete do governador.
Joaquim Belarmino Cardoso Neto: médico e gestor público, foi prefeito de Alagoinhas e também de Sátiro Dias. Tem atuação voltada ao desenvolvimento urbano, infraestrutura e ações sociais. Agora assume a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Larissa Moraes: engenheira civil, com experiência nas áreas de meio ambiente, habitação, recursos hídricos e infraestrutura. Já atuou como diretora na área hídrica e como secretária estadual. Passa a presidir a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia.
Luciana Menezes: advogada, com especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública. Tem trajetória na Secretaria da Educação, onde já foi diretora administrativa e geral. Era chefe de gabinete e assume interinamente o comando da pasta.
Marise Chastinet: administradora formada pela Universidade Federal de Sergipe e pós-graduada em Direito Administrativo pela UFBA. Já atuou em órgãos como o DNOCS e a Codeba. Deixa a presidência da Junta Comercial do Estado da Bahia para assumir a Secretaria de Infraestrutura Hídrica.
Ramon Bagano Guimarães: advogado formado pela Universidade Católica de Salvador. Iniciou a carreira no Tribunal de Justiça da Bahia e atuava na Secretaria de Administração Penitenciária. Agora assume a presidência da Juceb.
Vivaldo Góis de Oliveira: advogado com ampla experiência em gestão pública e atuação em gabinetes parlamentares. Era chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e passa a comandar a pasta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

