Quarta-feira, 29 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Jorge Messias obtém 27 votos na CCJ e avança em indicação ao STF

Política

Jorge Messias obtém 27 votos na CCJ e avança em indicação ao STF

Sabatina no Senado durou mais de três horas e indicado agora segue para votação secreta no plenário, onde precisa de 41 votos para ser confirmado

Jorge Messias obtém 27 votos na CCJ e avança em indicação ao STF

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 29 de abril de 2026 às 14:50

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado abriu a votação para a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto a sabatina do advogado-geral da União segue em andamento e já ultrapassa três horas de duração.

Dos 27 senadores que compõem o colegiado, apenas Esperidião Amin (PP-SC) não votou. No lugar dele, participou da votação o suplente Dr. Hiran (PP-RO), mantendo o total de 27 votos possíveis na comissão.

A abertura do painel ocorreu por solicitação da senadora Eliziane Gama (PT-MA), em uma estratégia para dar celeridade ao processo enquanto os senadores inscritos continuam fazendo perguntas ao indicado.

A votação foi iniciada após o registro de presença de 14 parlamentares, número mínimo exigido tanto para instalação da deliberação quanto para aprovação do nome de Messias na comissão. Para avançar à próxima etapa, o indicado precisa obter ao menos 14 votos favoráveis.

Se aprovado na CCJ, o nome de Jorge Messias seguirá para análise do plenário do Senado, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis dos 81 senadores para ser confirmado como novo ministro do STF. Tanto na comissão quanto no plenário, a votação é secreta.