
Política
Alckmin diz que Lula deve propor acordo com Trump contra crime organizado
Vice-presidente afirma que tema será levado a Trump e destaca cooperação internacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o governo brasileiro deve buscar um acordo com os Estados Unidos para combater o crime organizado transnacional durante o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, previsto para esta semana. Segundo ele, a proposta já foi apresentada anteriormente e deve voltar à pauta nas conversas. “Esse é um tema que o presidente Lula já levou ao presidente Trump, e vai levar novamente”, disse.
Em entrevista, Alckmin destacou que há espaço para cooperação entre os países, especialmente em áreas como investigação e controle de fluxos financeiros ligados a organizações criminosas. “Nós podemos fazer muita parceria nessa área […] esse é um tema extremamente relevante”, afirmou.
O combate ao crime organizado internacional já vem sendo discutido entre os dois governos nos últimos meses. Entre os pontos em debate está a possibilidade de ampliar a cooperação para responsabilizar brasileiros envolvidos em crimes financeiros fora do país, além de fortalecer ações conjuntas contra redes criminosas.
Outro tema sensível nas negociações é a proposta de classificar facções brasileiras como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital como organizações terroristas. A medida é vista com cautela pelo governo brasileiro, que avalia possíveis implicações jurídicas e diplomáticas dessa mudança. Enquanto isso, a viagem de Lula aos Estados Unidos ainda depende de confirmação oficial, em meio a articulações diplomáticas entre os dois países.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

