
Política
Bancadas do PL e do PT lideram apoio a CPIs que investigam fraudes ligadas ao Banco Master
Bancadas dos dois partidos concentram maior adesão aos pedidos de CPI e CPMI sobre o caso envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro

Foto: Divulgação/Banco Master
As bancadas do PL e do PT foram as que mais reuniram assinaturas para os pedidos de criação de CPIs e CPMIs destinadas a investigar as fraudes relacionadas ao Banco Master. O levantamento considera deputados e senadores em exercício até 22 de maio e evidencia a disputa entre governo e oposição pelo comando das investigações.
Na Câmara dos Deputados, 86 dos 97 parlamentares do PL assinaram requerimentos ligados ao caso. Entre os petistas, a adesão foi ainda maior proporcionalmente: 64 dos 65 deputados da sigla apoiaram a abertura de uma comissão para apurar o escândalo envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
No Senado, o cenário se repete. Todos os 16 senadores do PL e os 10 representantes do PT aderiram a propostas de investigação. O protagonismo na condução de uma eventual comissão é visto como estratégico, já que a presidência e a relatoria têm poder para definir o ritmo dos trabalhos e elaborar o relatório final.
Ao todo, o Congresso acumula oito pedidos diferentes de CPI e CPMI relacionados ao caso, apresentados por parlamentares de diferentes partidos. Parte das propostas já alcançou o número mínimo de assinaturas necessário para instalação automática, mas a abertura das comissões ainda depende de decisões das presidências da Câmara e do Senado.
Enquanto as investigações avançam em órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público, governistas e oposicionistas trocam acusações sobre possíveis vínculos políticos com o Banco Master. A disputa em torno das CPIs reforça o potencial impacto político do caso nos próximos meses.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

