Segunda-feira, 10 de agosto de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Mauro Vieira cobra fim de ataques de Milei a Lula para normalizar relação com Argentina

Política

Mauro Vieira cobra fim de ataques de Milei a Lula para normalizar relação com Argentina

Chanceler afirmou que um gesto do governo argentino pode abrir caminho para o retorno dos embaixadores aos dois países

Mauro Vieira cobra fim de ataques de Milei a Lula para normalizar relação com Argentina

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 09 de agosto de 2026 às 17:07

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a Argentina precisa interromper as críticas ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que as relações entre os dois países voltem à normalidade. A declaração foi dada em entrevista ao jornal argentino Clarín, publicada neste domingo (9).

Segundo o chanceler, a relação bilateral se deteriorou após uma série de declarações do presidente argentino, Javier Milei, contra Lula e instituições brasileiras. Atualmente, os dois países são representados apenas por encarregados de negócios, abaixo do nível de embaixadores.

Vieira defendeu que um gesto de Milei, com o fim dos ataques, poderia abrir caminho para a retomada dos embaixadores aos respectivos postos. "É necessário um gesto: o de parar as agressões", afirmou.

O ministro também classificou como falsa a acusação de Milei de que o Brasil estaria envolvido em uma articulação internacional contra o governo argentino. Segundo Vieira, a visita do ex-ministro da Economia Sergio Massa ao Brasil ocorreu por questões de interesse comum entre os dois países e não teve finalidade eleitoral. Apesar do desgaste, Vieira afirmou que a Argentina continua sendo um parceiro estratégico e destacou a importância da relação comercial entre os dois países.