
Política
Deputado do PL é acusado de ofender e agredir estudantes da Faculdade de Comunicação da Ufba
Presidente do Centro Acadêmico afirma ter sido empurrado por um dos seguranças que acompanhavam o parlamentar durante a confusão na faculdade

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma confusão envolvendo o deputado estadual Diego Castro (PL) foi registrada na manhã desta quinta-feira (20), na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Segundo Tobias Muniz, presidente do Centro Acadêmico Vladimir Herzog o parlamentar entrou na unidade acompanhado de integrantes de sua equipe e produziu um conteúdo sobre a identificação do banheiro feminino. Muniz afirmou que, após questionar a ação, foi xingado pelo deputado e posteriormente empurrado por um dos seguranças que acompanhavam o parlamentar.
O estudante relatou ainda que a presença do parlamentar provocou tumulto na faculdade e que estudantes acabaram expulsando Diego Castro do local. “Um dos capangas dele me empurrou. Ele veio cheio de capangas aqui e empurrou a gente”, afirmou. Após o episódio, o Centro Acadêmico organizou uma assembleia geral de urgência e informou que pretende divulgar uma nota de repúdio e solicitar um posicionamento da Facom.
O diretor da faculdade, Washington Souza Filho, classificou o episódio como um momento de “susto” e criticou a entrada do deputado na unidade. Segundo ele, o parlamentar teria desrespeitado verbalmente servidores e estudantes e o ameaçado quando pediu que deixasse o local. “O que ocorreu aqui é uma demonstração da incapacidade de conviver no mínimo espírito democrático. O que ocorreu aqui é uma demonstração clara que nem em piores momentos da ditadura militar não aconteceu”, declarou.
Washington afirmou ainda que pretende registrar uma ocorrência policial com o apoio da Reitoria da UFBA. Ele também disse ter recebido de estudantes uma informação, ainda não confirmada, de que Diego teria entrado no banheiro feminino.
Em nota, a assessoria do parlamentar afirmou que o deputado foi à Ufba após receber uma denúncia sobre adesivos em apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas dependências da instituição. O parlamentar teria retirado parte do material e, durante a ação, provocado reação de estudantes, que protestaram e o chamaram de “fascista”. Segundo a assessoria, Diego criticou a reação e afirmou que houve uma tentativa de impedir a fiscalização e o questionamento sobre os adesivos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

