Terça-feira, 27 de outubro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Aeronave que supostamente levaria Flávio Bolsonaro aos EUA permanece parada na Argentina

Política

Aeronave que supostamente levaria Flávio Bolsonaro aos EUA permanece parada na Argentina

Autoridades de imigração afirmaram que o ex-candidato não entrou no país e sua campanha negou que ele tenha saído

Aeronave que supostamente levaria Flávio Bolsonaro aos EUA permanece parada na Argentina

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de outubro de 2026 às 12:01

A aeronave Gulfstream G400, matrícula LV-JQW, que, segundo relatos da imprensa argentina, seria usada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) para deixar a Argentina com destino aos Estados Unidos, continua parada em Puerto Iguazú. O avião chegou à cidade na noite de segunda-feira (26), vindo de Buenos Aires, mas não decolou no horário previsto. A Polícia Federal brasileira apura se Flávio deixou o país e acionou autoridades argentinas para verificar a informação.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal argentino La Nación, a aeronave pousou em Puerto Iguazú às 23h45. A partida estava programada para as 2h desta terça-feira (27), com quatro passageiros, mas acabou cancelada. Segundo fontes da Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA), um dos passageiros não teria sido localizado.

O avião pertence à empresa argentina Baires Fly S.A. e é o mesmo citado pelo site Infobae na reportagem que levantou a hipótese de que Flávio teria atravessado a fronteira brasileira para embarcar rumo aos Estados Unidos. Dados de rastreamento de voos, porém, não registraram uma decolagem da aeronave de Puerto Iguazú com destino ao território norte-americano.

A informação sobre a suposta viagem de Flávio permanece sem confirmação. O senador Rogério Marinho, coordenador-geral da campanha presidencial de Flávio, negou que o parlamentar tenha deixado o Brasil. A Polícia Federal também não encontrou, até o momento, registro de passagem regular do senador pela fronteira com a Argentina.

Argentina nega entrada de Flávio

O governo argentino também informou que não encontrou registro de entrada do senador no país. A Direção Nacional de Migrações afirmou não ter identificado nenhuma entrada de Flávio Bolsonaro em território argentino. Apesar disso, a Polícia Federal brasileira mantém a apuração para esclarecer se o senador deixou o Brasil por algum ponto de fronteira e se houve uma tentativa de embarque na aeronave que permanece em Puerto Iguazú.

A suspeita surgiu um dia depois de Flávio ser proibido de deixar o país por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador também foi intimado a entregar os passaportes às autoridades. Em declaração divulgada nas redes sociais, Flávio afirmou que não pretendia deixar o Brasil e disse que cumpriria a determinação judicial.

Até o momento, portanto, não há confirmação de que Flávio Bolsonaro tenha entrado na Argentina ou embarcado na aeronave. O que se sabe é que o Gulfstream G400 citado nas reportagens chegou a Puerto Iguazú e permanece no local, sem registro de voo posterior para os Estados Unidos.