
Política
Senado vota relatório da comissão do impeachment de Dilma nesta terça
O plenário do Senado irá votar na terça-feira (9), a partir das 9h, o relatório da comissão especial do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A expectativa é de que a sessão dure até 30 horas. A votação encerra a fase de pronúncia, segunda etapa do processo. [Leia mais...]

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O plenário do Senado irá votar na terça-feira (9), a partir das 9h, o relatório da comissão especial do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A expectativa é de que a sessão dure até 30 horas. A votação encerra a fase de pronúncia, segunda etapa do processo.
Sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, a sessão deve possuir quórum de pelo menos 41 senadores em Plenário para que aconteça a votação. Na semana passada, Lewandowski definiu, em reunião com líderes na Casa, 24 pontos que vão orientar a sessão de pronúncia.
A decisão final, pela realização do julgamento ou pelo arquivamento do processo, será de acordo com o voto da maioria dos presentes. O primeiro a falar será o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG). Seu relatório foi aprovado na Comissão Especial do Impeachment por 14 votos a 5. Em seguida, será aberta a fase de discussões, em que todos os 81 senadores possuem direit de falar. Por último, acusação e defesa têm o direito de se posicionar. A votação será por meio eletrônico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.