
Política
Ministro da Fazenda afirma que crise econômica prejudica mais os pobres
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (24) que os pobres são os mais prejudicados com a crise econômica que “atinge as pessoas de renda mais baixa”. [Leia mais...]

Foto: Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (24) que os pobres são os mais prejudicados com a crise econômica que “atinge as pessoas de renda mais baixa”. Na oportunidade, Meirelles disse ainda que o governo não pode resolver o problema do déficit e da dívida simplesmente por meio de aumento de impostos porque a carga tributária já cresceu muito nos últimos anos e está entre as mais altas do mundo.
“Impostos de forma transitória podem ser necessários. Não podemos descartar no futuro, mas não está em discussão [no momento]”, afirmou Meirelles, ao falar na Comissão Especial sobre Novo Regime Fiscal, na Câmara dos Deputados.
De acordo com Henrique Meirelles, o maior problema econômico do país é interno, provocado pelo descontrole fiscal e que levou o país a enfrentar a maior crise de sua história. Ele voltou a criticar, entre outras coisas, as “políticas de expansão fiscal e de desonerações seletivas”. Destacou que a recuperação da confiança na estabilidade da dívida pública será importante para a recuperação da economia com redução das taxas de juros, entre outras consequências.
O ministro disse que, com as medidas fiscais que o governo pretende adotar, haverá aumento da confiança, da retomada do investimento privado, do crescimento da economia, com o aumento do emprego e da renda, queda de juros e mais recursos para investimento e consumo. Regras de melhor controle de gastos estimulam melhores pad
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.