Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Câmara aprova novas regras para financiamento de campanhas

Política

Câmara aprova novas regras para financiamento de campanhas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o texto-base do projeto de lei 2.295/15, que regulamenta pontos infraconstitucionais da reforma política. [Leia mais...]

Câmara aprova novas regras para financiamento de campanhas

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Por: Juliana Almirante no dia 10 de julho de 2015 às 07:07

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o texto-base do projeto de lei 2.295/15, que regulamenta pontos infraconstitucionais da reforma política. A votação dos destaques ficou para a próxima terça-feira (14).

O substitutivo apresentado limita o gasto de campanhas eleitorais de candidatos à Presidência da República, governos estaduais e prefeituras municipais, com base no valor declarado na eleição anterior à entrada da lei em vigor.

Para o primeiro turno, o limite estabelecido é 70% do gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral em que houve apenas um turno e 50% do maior gasto para onde houver dois turnos. Caso haja segundo turno, o limite de gasto será 30% superior ao previsto anteriormente.

No caso das eleições para senador, deputados estaduais, distrital e vereador, o limite será 70% do maior gasto declarado para o cargo, na circunscrição eleitoral. Para os deputados federais, o projeto limita o valor da campanha a 65% do maior gasto efetuado para o cargo no país.

O projeto proíbe ainda que pessoas jurídicas que mantenham contratos de execução de obras com órgãos da administração direta e indireta façam doações para campanhas eleitorais na circunscrição em que têm o contrato. Assim, se uma empresa tem compromissos contratuais com a prefeitura de uma cidade, não poderá doar para campanhas de candidatos do município. Se tiver contrato com o governo federal, estará impedida de doar para eleição de presidente da República.