Política
Lula participa de jantar com Putin durante celebrações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), afirmou ser "pessoalmente" favorável a um projeto de lei pode promover a anistia da prática do caixa 2. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira (21), o peemedebista disse que o Congresso deve debater o tema sem "preconceito", "patrulha" ou "histeria".[Leia mais...]
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), afirmou ser "pessoalmente" favorável a um projeto de lei pode promover a anistia da prática do caixa 2. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira (21), o peemedebista disse que o Congresso deve debater o tema sem "preconceito", "patrulha" ou "histeria".
Geddel explicou partir da premissa que o projeto enviado pelo Ministério Público Federal (MPF) à Câmara dos Deputados pede, entre outros pontos, a criminalização do caixa dois.
"Se pede isso, é lícito supor que caixa 2 não é crime. Se não é crime, é importante estabelecer penalidades aos que infringirem a lei. Agora, quem foi beneficiado no passado, quando não era crime, não pode ser penalizado", disse Geddel, ressaltando que esse é um posicionamento pessoal e que não reflete o que pensa o governo do presidente Michel Temer. "Não sou jurista e posso estar falando uma blasfêmia do ponto de vista jurídico. Estou analisando a situação pela lógica. Não trataria como anistia porque anistia serve a quem cometeu um crime. No caso do caixa dois, se não tem crime, não tem anistia", argumentou.
As declarações de Geddel causaram estranheza ao relator das dez medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Em entrevista ao Globo, o democrata afirmou que o ministro "terá que rever seus conceitos". "Não temos mais espaço para tratar o caixa 2 como crime menor no Brasil. Isso acabou lá atrás com o Márcio Thomaz Bastos e o Lula em 2006, no escândalo do mensalão. A sociedade brasileira quer que o Caixa 2 seja criminalizado e a comissão aprovará isso", disse Onyx. Pelo Twitter, o ministro retrucou o parlamentar. Veja:
@JornalOGlobo Não foi o que ele me disse ao telefone agora, até pq ele ñ esta falando nada diferente do que eu disse
— Geddel Vieira Lima (@geddel_) 21 de setembro de 2016
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.