
Política
Janot defende afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a manutenção da decisão liminar que afasta o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado Federal. Durante análise do pedido nesta quarta-feira (7), no plenário da Corte, Janot disse estar preocupado com a desobediência da ordem judicial proferida pelo ministro Marco Aurélio na última segunda-feira (5). [Leia mais...]

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a manutenção da decisão liminar que afasta o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado Federal. Durante análise do pedido nesta quarta-feira (7), no plenário da Corte, Janot disse estar preocupado com a desobediência da ordem judicial proferida pelo ministro Marco Aurélio na última segunda-feira (5).
O ministro entendeu que como Renan virou réu, não pode continuar no cargo, uma vez que está na linha sucessória para a Presidência da República. A solicitação foi feita pelo partido Rede Sustentabilidade. De acordo com Rodrigo Janot, a liminar deve ser mantida por "simples justiça".
"Não é admissível que um acusado de infração penal impeça o funcionamento dos órgãos da República e contribua para degradá-los". Janot declarou ser preocupante que Renan tenha "se recusado a receber a intimação expedida pela mais alta corte de justiça do país, em dribles sucessivos, registrados e certificados pelo oficial de justiça."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.