Política

'Aposentadoria integral não existe', diz relator da reforma da Previdência

Nesta terça-feira (14), o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), disse que "aposentadoria integral é uma realidade que não existe hoje". [Leia mais...]

['Aposentadoria integral não existe', diz relator da reforma da Previdência]
Foto : Antonio Cruz/Agência Brasil

Por Yasmin Garrido no dia 14 de Março de 2017 ⋅ 14:34

Nesta terça-feira (14), o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), disse que "aposentadoria integral é uma realidade que não existe hoje". De acordo com ele, essa questão vai ser levada em conta na versão final do parecer a ser apresentado na comissão especial que discute, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016.

“Essa possibilidade de se ter a aposentadoria integral não existe hoje. Em nenhum lugar do planeta existe mais a chamada integralidade. Hoje, no Brasil, as pessoas se aposentam em média com 80% do salário que têm quando estão na ativa. Nessa reforma, o que sugiremos é que a pessoa tenha 51% da aposentadoria imediatamente, na hora que atinge os requisitos”, disse Arthur Maia.
 
O deputado baiano disse ainda que um dos pontos mais discutidos do texto original é o que se refere às regras de transição. “A regra de transição tem várias alternativas de mudança. Há quem prefira modificar pelo tempo de contribuição. Outros, em função da idade da pessoa”, explicou. “A questão que mais se coloca para modificá-la é o desnível muito abrupto entre quem tem 50 anos e quem tem 49 anos”, acrescentou.

Notícias relacionadas

[Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA]
Política

Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA

Por Juliana Almirante no dia 23 de Outubro de 2019 ⋅ 07:40 em Política

No entanto, o terceiro filho do presidente negou que a conquista da liderança do PSL na Câmara Federal tenha sido o fator determinante para a decisão