
Política
Japão suspende importação de carne de frigoríficos alvos da 'Carne Fraca'
Nesta terça-feira (21), a embaixada do Japão no Brasil informou que o país interrompeu a importação de carne produzida nos 21 frigoríficos que são alvo da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal (PF). [Leia mais...]

Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (21), a embaixada do Japão no Brasil informou que o país interrompeu a importação de carne produzida nos 21 frigoríficos que são alvo da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal (PF). A suspensão vai vigorar "até novas notificações" e vale tanto para o comércio de frango quanto de "outros produtos" com origem nas unidades investigadas.
A operação apura o envolvimento de frigoríficos em um esquema criminoso de suborno a fiscais federais para que fosse autorizada a comercialização de produtos em condições impróprias para consumo. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 18 estabelecimentos são do Paraná, dois de Goiás e um de Santa Catarina, pertencentes a grandes empresas como a JBS e a BRF.
Até o fim da noite desta terça-feira, o ministério deve divulgar um balanço total dos países que adotaram medidas semelhantes. A China também suspendeu temporariamente a entrada de carne brasileira no país. Na última segunda (20), a Coreia do Sul também havia decidido interromper a importação dos produtos brasileiros por conta das denúncias, mas voltou atrás e revogou a suspensão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.