Política

Em votação apertada, STF manda soltar ex-ministro José Dirceu

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela soltura do ex-ministro José Dirceu, que foi condenado duas vezes na Operação Lava Jato e uma numa ação referente ao Mensalão. Ele está preso desde 2015. [Leia mais...]

[Em votação apertada, STF manda soltar ex-ministro José Dirceu]
Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Felipe Paranhos no dia 02 de Maio de 2017 ⋅ 18:29

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça (2) pela soltura do ex-ministro José Dirceu, que foi condenado duas vezes na Operação Lava Jato. Votaram pela soltura de Dirceu os ministros do STF Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Edson Fachin, que é o relator da Lava Jato, e Celso de Mello votaram pela manutenção da prisão.

Ao acolher o pedido feito pela defesa de Dirceu, a Segunda Turma revogou a ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro. A solicitação havia sido rejeitada pelo Tribunal Regional Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No STF, o falecido ministro Teori Zavascki também negou a soltura do ex-chefe da Casa Civil, em novembro do ano passado.

Dirceu cumpria prisão preventiva desde 2015, sob a justificativa de que ele poderia fugir, causar prejuízo às investigações ou cometer novos crimes.

Notícias relacionadas

['Bolsonaro atira pelas costas nos seus soldados', diz Bebianno]
Política

'Bolsonaro atira pelas costas nos seus soldados', diz Bebianno

Por Juliana Rodrigues no dia 19 de Agosto de 2019 ⋅ 12:20 em Política

Em entrevista ao Estadão, ex-ministro também disse acreditar que indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador serve para atender a um "capricho" do filho do presidente