Segunda-feira, 16 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Metrópole está entre perfis do Twitter mais influentes na discussão política do Brasil

Política

Metrópole está entre perfis do Twitter mais influentes na discussão política do Brasil

Feito pela empresa Medialogue, um estudo sobre as maiores influências na discussão política do Brasil colocou o Grupo Metrópole entre os principais perfis de destaques no Twitter. Ao todo, 700 mil tuítes no período de 6 de junho e 6 de julho de 2017 foram analisados por 115 mil perfis diferentes, que mencionaram as principais figuras políticas do país incluindo o presidente da República e os líderes partidários na Câmara e Senado Federal. [Leia mais...]

Metrópole está entre perfis do Twitter mais influentes na discussão política do Brasil

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 04 de agosto de 2017 às 11:49

Atualizado: no dia 05 de agosto de 2017 às 08:36

Feito pela empresa Medialogue, um estudo sobre as maiores influências na discussão política do Brasil colocou o Grupo Metrópole entre os principais perfis de destaques no Twitter. Ao todo, 700 mil tuítes no período de 6 de junho e 6 de julho de 2017 foram analisados por 115 mil perfis diferentes, que mencionaram as principais figuras políticas do país incluindo o presidente da República e os líderes partidários na Câmara e Senado Federal.

O Grupo Metrópole foi classificado na categoria "Mídia Online", que considera apenas as empresas de comunicação. O levantamento dividiu os 102 perfis mais influentes em três grupos: os mais influentes, com notas entre 10 e 3 – com 22 citados; o segundo grupo de influência, com 2 pontos – e 20 citados; e o terceiro, com 1 ponto – em que aparecem 60 perfis.

O estudo aponta que os perfis considerados mais influentes do país foram Estadão, Folha de S. Paulo e G1, empatados no topo, e O Globo, Uol e Veja. Além do Grupo Metrópole, o Bahia Notícias aparece no terceiro grupo de influência e é um dos dois únicos baianos que aparecem na lista. Outros perfis de alcance em todo o país aparecem logo em seguida, como a jornalista política da Globo News Andréia Sadi; Bom Dia Brasil, programa matinal da Globo; BuzzFeedNews; o perfil de humor Dilma Bolada; o colunista político Lauro Jardim; a revista Carta Capital; e o site Congresso em Foco, especializado na cobertura política de todo o Congresso.

Todos os demais analisados tiveram notas entre 0 e 1. A metodologia adotada considerou perfis com mais de 20 mil seguidores e que realizaram ao menos 10 postagens no período analisado. Foram excluídos da amostra analisada perfis de políticos e partidos políticos, perfis de finalidade estritamente humorística e perfis agregadores de notícias ou dedicados a replicar conteúdos de terceiros.

Criada a cerca de dez anos atrás, a Medialogue é uma empresa que atua nas áreas de gestão de reputação e influência digital, desenvolvimento de campanhas sociais, pesquisa e monitoramento e estratégias digitais. Também há o destaque para o trabalho nos campos de batalha de campanhas eleitorais presidenciais, crises corporativas e do acirramento do ativismo digital.