
Política
Sebastião Nery relembra candidatura de João Doria: “Na época não tinha aquilo em termos de campanha política"
Em entrevista a Mário Kertész, nesta segunda-feira (7), o escritor, jornalista, político e comentarista da Rádio Metrópole, Sebastião Nery, relembrou os tempos de amizade com João Agripino da Costa Dória Neto, pai do prefeito de São Paulo, João Doria Junior (PSDB), que recebeu o título de cidadão soteropolitano nesta segunda. De acordo com Sebastião, Doria realizou uma campanha "eletrizante"" para candidatura a deputado numa época em que "não tinha aquilo em termos de campanha política". [Leia mais...]

Foto: Divulgação
Em entrevista a Mário Kertész, nesta segunda-feira (7), o escritor, jornalista, político e comentarista da Rádio Metrópole, Sebastião Nery, relembrou os tempos de amizade com João Agripino da Costa Dória Neto, pai do prefeito de São Paulo, João Doria Junior (PSDB), que recebeu o título de cidadão soteropolitano nesta segunda. De acordo com Sebastião, Doria realizou uma campanha "eletrizante" para candidatura a deputado numa época em que "não tinha aquilo em termos de campanha política".
"Eu me lembro bem, num domingo a cidade amanhece coberta com cartazes: ele vem aí! (era o João Doria). Aí no outro dia: ele está chegando. Salvador era uma cidade pequena na época, e aí nós todos, inclusive amigos de Doria, eu desconfiei: isso é coisa de João Doria. No terceiro ou quarto, quinto dia: ele chegou. Aí eu: ele quem? Isso levou um final de semana e eletrizou a cidade", afirmou.
Ele ainda relembrou o carisma do publicitário. "Aí o João Doria vai para uma rádio e diz: vou ser candidato a deputado por isso e isso. Ele tinha duas vantagens enormes: ele tinha uma cara muito simpática, e depois ele tinha uma voz para fora, ele falava num processo de comunicação direta. Você ouvia e prestava atenção no que ele tava falando, e assim começou a campanha dele. Ele convocou os amigos, eu ainda não era amigo dele, jornalistas, deu uma entrevista coletiva e perguntou se a gente tava disposto a ajudar e apresentou o projeto dele e nós topamos" afirmou.
Ele também contou a Mário Kertész como João Doria o auxiliou durante uma campanha política na época. "Eu era candidato deputado estadual com uma concentração de campanha bem forte em Santo Antônio de Jesus, Nazaré das Farinhas, e ali pelo recôncavo, Santo Amaro... Então eu convenci Doria a irmos a Nazaré para ele fazer um comício lá no dia seguinte. E aí ele disse: tá marcado. E eu disse que a gente ia chegar de surpresa e aí chegamos a Nazaré de surpresa, com um jipe cheio de cartazes: Ele chegou, João Doria vem aí”.
Doria ainda criou um slogan para o jornalista, que logo depois foi cedido para o candidato a prefeito de Salvador na época, Osório Villas Boas. “Ele chegou no quadro da agência de propagandas dele, e riscou no quadro assim: ele chegou, Sebastião Nery e o povo contra o resto. Ele fez algumas dúzias de materiais. Só que no dia seguinte, eu volto para a Bahia com aquela parafernália no avião, quando encontro Osório Vilas Boas, que era o rei do futebol na Bahia, e, na eṕoca, candidato forte a prefeito. Quando ele chegou no avião abriu assim e que viu disse: você tá louco? Você é um só contra um punhado de candidatos. Vamos fazer o seguinte: você me dá esse slogan que eu vou mudar”, contou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.