
Política
Deputados pedem que Cunha seja afastado da presidência da Câmara
Um grupo composto por dez partidos -- PSOL, PT, PSC, PSB, PPS, PDT, PMDB, PR, PTB e PROS -- pediu nesta quinta-feira (20) o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. [Leia mais...]

Foto: Divulgação
Um grupo composto por dez partidos -- PSOL, PT, PSC, PSB, PPS, PDT, PMDB, PR, PTB e PROS -- pediu nesta quinta-feira (20) o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. O pedido veio após a confirmação das denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusam Cunha dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Caberá agora ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se aceita ou não a denúncia.
Os parlamentares divulgaram um manifesto conjunto em que afirmam que, "com a denúncia, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já sustentou utilizar o poder derivado do cargo para a sua própria defesa". O manifesto foi lido pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). "Quando da apreciação e acolhimento dessa gravíssima denúncia por parte do Supremo, tornando-se o parlamentar réu não apenas cobraremos o afastamento da função, mas também uma representação no Conselho de Ética pedindo a saída do parlamentar", disse Alencar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.