Política

Um quarto dos deputados federais mudou de partido no atual mandato, diz pesquisa

Um levantamento feito pelo portal G1 aponta que desde o começo do atual mandato, em 2015, um quarto dos deputados federais já trocou de partido. [Leia mais...]

[Um quarto dos deputados federais mudou de partido no atual mandato, diz pesquisa]
Foto : Agência Brasil

Por Matheus Morais no dia 11 de Março de 2018 ⋅ 12:09

Um levantamento feito pelo portal G1 aponta que desde o começo do atual mandato, em 2015, um quarto dos deputados federais já trocou de partido. No total, 135 dos 513 parlamentares mudaram de sigla 189 vezes. A pesquisa mostra ainda que 34 deputados fizeram a migração mais de uma vez. O campeão é o deputado Adalberto Cavalcanti (PE), que fez quatro mudanças em menos de dois anos.

O deputado foi do PTB para o PMB, mudou para o PTdoB, retornou ao PTB e depois foi novamente para o PTdoB, hoje chamado de Avante. A quantidade de trocas deve aumentar até o próximo mês, quando será fechado o período de 30 dias da chamada janela partidária. Nesse prazo, os deputados podem trocar de sigla sem ficarem sujeitos a perder o mandato por infidelidade partidária.

No primeiro dia da janela, na última quinta-feira, pelo menos 15 deputados trocaram de partido. A tendência, contudo, é que a maior parte deles aguarde até os últimos momentos para tomar uma decisão.

Notícias relacionadas