Toffoli vota a favor de habeas corpus de Lula; placar é de 5x2 contra o petista
Restam os votos de Carmén Lúcia, Celso de Mello, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski. [Leia mais...]
![Toffoli vota a favor de habeas corpus de Lula; placar é de 5x2 contra o petista [Toffoli vota a favor de habeas corpus de Lula; placar é de 5x2 contra o petista]](https://www.metro1.com.br/noticias/52398,toffoli-vota-a-favor-de-habeas-corpus-de-lula-placar-e-de-5x2-contra-o-petista-3.jpg)
Por Clara Rellstab e Luiza Leão no dia 04 de Abril de 2018 ⋅ 21:27
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, votou a favor da concessão do habeas corpus de Lula na noite de hoje. o placar é de 5x2 contra a prorrogação da prisão em segunda instância.
Em discurso, o magistrado discorreu sobre as audiências de custódia e frisou a condição da população mais pobre, "que muitas vezes não tem acesso à Justiça".
O relator do pedido, o ministro Edson Fachin negou o pedido da defesa, e foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Votaram a favor do petista apenas os ministros Gilmar Mendes e o próprio Dias Toffoli.
Restam os votos de Carmén Lúcia, Celso de Mello, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski.
Decisão - A votação vai decidir se Lula vai receber ou não a concessão do pedido apresentado pela defesa com o objetivo de impedir a prisão.
Em janeiro, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O colegiado indicou a prisão do petista, mas um salvo-conduto dado pelo STF garantiu que Lula não fosse preso até a decisão de hoje.