Política

STF autoriza retorno de Cabral para presídio do Rio de Janeiro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou hoje o retorno do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para um presídio do estado. [Leia mais...]

[STF autoriza retorno de Cabral para presídio do Rio de Janeiro]
Foto : Carlos Magno/GovRJ

Por Marina Hortélio no dia 10 de Abril de 2018 ⋅ 20:33

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou hoje o retorno do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para um presídio do estado. O ex-dirigente foi transferido para Curitiba em janeiro deste ano como represália à séria de regalias encontradas em Benfica, presídio onde estava preso.

Com o resultado de 3 votos a 1, os ministros decidiram autorizar o retorno. Os magistrados Gilmar Mendes (relator do caso), Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram a favor do pedido. Já o ministro Edson Fachin foi o único que votou contra o regresso do ex-governador. Celso de Mello não participou da sessão.

Segundo o G1, os ministros também criticaram a decisão de transferência, em especial o uso de algemas e correntes nas pernas de Cabral. O relator do caso, Gilmar Mendes, propôs uma investigação sobre o juiz Sergio Moro e Caroline Vieira Figueiredo, do Rio, que determinaram a transferência.

Notícias relacionadas