
Política
PGR denuncia Lula, Gleisi e ex-ministros por corrupção em caso Odebrecht
A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou hoje (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova denúncia por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT também foi denunciada.[Leia mais...]

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou hoje (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova denúncia por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT também foi denunciada. A ação movida pela PGR também traz os nomes dos ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo; o empresário Marcelo Odebrecht; e Leones Dall Adnol, chefe de gabinete da senadora.
A denúncia foi encaminhada ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF e cita pagamentos prometidos pela construtora Odebrecht em 2010. A empresa teria colocado à disposição do PT R$ 64 milhões em troca de decisões do governo que favorecessem a empresa.
Segundo a PGR, uma das contrapartidas foi o aumento de um empréstimo concedido a Angola pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 1 bilhão – posteriormente a empresa, contratada pelo país africano, captou parte dos valores. A autorização foi assinada por Paulo Bernardo, então ministro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.