Sábado, 05 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Toffoli será relator no STF do pedido de envio da ação sobre sítio de Atibaia para SP

Política

Toffoli será relator no STF do pedido de envio da ação sobre sítio de Atibaia para SP

O ministro da Segunda Turma do STF vai ser relator do pedido da defesa de Lula para retirar trechos do processo do ex-presidente do juiz Sérgio Moro para a Justiça Federal de São Paulo. O magistrado de Curitiba negou o envio da ação

Toffoli será relator no STF do pedido de envio da ação sobre sítio de Atibaia para SP

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de maio de 2018 às 20:20

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteado hoje (2) como relator do processo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pede para retirar a ação sobre o sítio em Atibaia (SP) da Justiça Federal do Paraná. O Ministério Público Federal acusa o petista de receber o imóvel e as obras de melhoria como propina de empreiteiras por contratos na Petrobras. 

O magistrado poderá escolher se decide sozinho – conforme solicitou a defesa do ex-presidente – ou enviar o pedido dos advogados de Lula para decisão do plenário ou da Segunda Turma do STF. O ministro foi voto vencedor no julgamento da semana passada. Na ocasião, a Segunda Turma do STF decidiu retirar do juiz Sérgio Moro, do Paraná, e enviar para a Justiça Federal de São Paulo trechos das delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht sobre o sítio e sobre suspeitas de irregularidades na instalação do Instituto Lula. 

Depois da decisão, os advogados pediram que o juiz Sérgio Moro envie o processo contra o ex-presidente para São Paulo. O pedido foi rejeitado pelo magistrado. Na última segunda-feira (30), a defesa de Lula deu entrada no Supremo de um pedido para que a Corte obrigue o envio do processo.