
Política
Beto Richa vira réu por suspeita de aplicação irregular de verba na saúde
O político é acusado de desvio de finalidade na aplicação de verba federal de R$ 100 mil para reformar unidades de saúde entre 2006 e 2008

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-governador do Paraná e pré-candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB) virou réu na Justiça Federal do Paraná ontem (26) após decisão do juiz Nivaldo Brunoni, da 23ª vara. O político é acusado de desvio de finalidade na aplicação de verba federal de R$ 100 mil para reformar unidades de saúde entre os anos de 2006 e 2008.
A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal, em 2009, época em que o tucano ainda era prefeito da capital paranaense.
Em abril, depois que perdeu o foro privilegiado por deixar o governo do Paraná, o processo contra ele foi enviado pelo Superior Tribunal de Justiça à primeira instância, em decisão tomada pelo ministro Herman Benjamin.
Segundo o MPF, foi firmado um convênio com o Fundo Nacional de Saúde para a reforma de três unidades de Curitiba e nas prestações de contas, segundo os procuradores, em fevereiro de 2008 constava a execução de apenas 26% das obras.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.