Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Prefeita de Camamu poderá ser cassada pela segunda vez

Política

Prefeita de Camamu poderá ser cassada pela segunda vez

Julgamento do caso de Ioná Queiroz (PT) foi interrompido por um pedido de vista; caso se confirme a cassação, município terá novas eleições

Prefeita de Camamu poderá ser cassada pela segunda vez

Foto: Flickr / Domínio Público

Por: Juliana Rodrigues no dia 28 de setembro de 2018 às 12:40

A prefeita de Camamu, Ioná Queiroz, do PT, pode ter o mandato cassado novamente pelo Tribunal Superior Eleitoral, devido a uma condenação por abuso de poder econômico praticado nas eleições de 2008. Em 2012, ela já tinha perdido o mandato por determinação da Corte. Caso a cassação seja confirmada, serão realizadas novas eleições no município.

O ministro Admar Gonzaga, que é relator do caso, votou pela confirmação da inelegibilidade da petista, assim como outros dois ministros. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista ao processo, o que levou à interrupção do julgamento.

Há uma divergência em relação ao prazo da inelegibilidade de Ioná, que foi finalizado em 5 de outubro de 2016. As eleições daquele ano aconteceram no dia 2. A prefeita sustenta que poderia disputar, já que só foi diplomada em 2017. Já o relator entende que ela não poderia concorrer.