Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 20 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PGR pede que Gilmar não solte outros presos com base em decisão de Beto Richa

Política

PGR pede que Gilmar não solte outros presos com base em decisão de Beto Richa

Procuradora-geral quer arquivamento de pedidos de liberdade de primo do ex-governador e de outros investigados

PGR pede que Gilmar não solte outros presos com base em decisão de Beto Richa

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Alexandre Galvão no dia 28 de setembro de 2018 às 16:40

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que não solte outros presos com base no habeas corpus concedido ao ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). 

De acordo com o G1, a chefe da PGR diz que se tratam de casos diferentes entre si e que a ação dentro da qual o magistrado concedeu o habeas corpus de ofício ao tucano não possibilita análise de casos individuais. Entre os pedidos de liberdade, há um do deputado João Rodrigues (PSD-SC) e de um primo de Beto Richa.

Rodrigues foi preso em fevereiro, no regime semiaberto, por ordem do STF, após condenação por fraude e dispensa de licitação.

Em agosto, ele foi solto pelo Superior Tribunal de Justiça e no último dia 7 o Supremo determinou nova prisão. Ele ainda está solto, em campanha pela reeleição, e não voltou ao semiaberto porque ainda não foi intimado.

Há também pessoas presas por suposta prática de falsificação de duplicata, tráfico de drogas e crimes contra a administração pública, em diferentes situações: alguns antes e outros depois de condenação.