
Política
TSE manda Facebook derrubar 33 'fake news' sobre Manuela
No entendimento do ministro Sérgio Banhos, o conteúdo mancha a imagem da candidata a vice "perante o público católico e cristão"

Foto: Carol Caminha
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Banhos, determinou ontem (8) a retirada de 33 notícias falsas sobre Manuela D'Ávila (PCdoB), candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT).
A decisão, em caráter liminar, estabelece que o conteúdo deve ser retirado do ar pelo Facebook dentro de 24h. Os autores das 'fake news' devem ser identificados pela rede social à Justiça e o Ministério Público Eleitoral deve ser intimado a se manifestar sobre o caso.
No pedido, a defesa da coligação "O Povo Feliz de Novo" (PT/PC do B/PROS) argumentou que as publicações trazem conteúdo manipulado através de edições e montagens, com o objetivo de atribuir "condutas moralmente reprováveis à candidata".
O ministro do TSE deferiu a liminar por entender que as postagens mancham a imagem da candidata "perante o público católico e cristão, com o objetivo evidente de interferir no pleito eleitoral".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.