
Política
Urnas tiram ‘decanos’ da Bahia do Legislativo
Jutahy Júnior e Reinaldo Braga estavam nas Casas de Leis desde 1983

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados/Juliana Andrade/ AL-BA
O resultado da eleição deste ano para o Legislativo derrubou dois dos mais longevos políticos baianos nas Casas de Leis. O primeiro deles foi Jutahy Magalhães Júnior (PSDB). Ele estava na Casa desde 1983. O tucano tentou o Senado, mas ficou apenas em quarto lugar, atrás de Jaques Wagner (PT), Angelo Coronel (PSD) e Irmão Lázaro (PSC).
Em entrevista à Rádio Metrópole, poucos dias antes da eleição, ele reconheceu que tinha “fechado” seu ciclo na Casa. Com o revés, ele deixa a vida política. “Minha vocação para a vida pública não deixará de estar presente até o final da minha vida”, ressaltou.
O segundo “derrubado” foi Reinaldo Braga (PR). Ele também estava eleito desde 1983, mas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Este ano, quando completaria dez eleições sem perder, não renovou seu mandato. Em entrevista publicada na última edição do Jornal da Metrópole, ele desdenhou da renovação política e disse que não acreditava que seria alcançado pelo fenômeno. "Pra mim, não muda muita coisa. Na política tudo tem seu tempo. Eu estou nessa luta", disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.