Domingo, 25 de julho de 2021

Política

Trump diz que EUA vão abandonar tratado nuclear com a Rússia

O vice-ministro de relações exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse hoje (21) que considera a retirada unilateral dos EUA como "muito perigosa" e pode levar a uma retaliação "técnico-militar"

Trump diz que EUA vão abandonar tratado nuclear com a Rússia

Foto: Official White House Photo by Joyce N. Boghosian

Por: Matheus Simoni no dia 21 de outubro de 2018 às 12:04

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o governo americano desista do tratado da época da Guerra Fria que eliminou uma classe de armas nucleares. A medida, de acordo com Trump, ocorre após violações cometidas pela Rússia. O governo russo já admite a adoção de medidas retaliatórias.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), negociado pelo então presidente dos Estados Unidos Ronald Regan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev em 1987, estabeleceu a eliminação de mísseis nucleares e convencionais de alcances curto e intermediário por ambos os países.

"A Rússia não honrou, infelizmente, o acordo então nós vamos encerrá-lo e sair dele", disse Trump a jornalistas. O vice-ministro de relações exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse hoje (21) que considera a retirada unilateral dos EUA como "muito perigosa" e pode levar a uma retaliação "técnico-militar". Autoridades americanas afirmam que hpa informação de que Moscou está desenvolvendo um sistema de lançamento baseado em terra, em violação ao tratado INF, que já teria sido instalado. 

Trump diz que EUA vão abandonar tratado nuclear com a Rússia - Metro 1