Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF deflagra operações para combater fraudes em licitações no sul da Bahia

Política

PF deflagra operações para combater fraudes em licitações no sul da Bahia

Suspeitos podem responder por participação em organização criminosa, fraude a licitação,falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa

PF deflagra operações para combater fraudes em licitações no sul da Bahia

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil/Agência Brasil

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 06 de novembro de 2018 às 08:28

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (6), duas operações para combater organizações criminosas especializadas em fraudes a licitações e desvio de recursos públicos que atuam em municípios do sul da Bahia.

Segundo a PF, os valores repassados pelas prefeituras às empresas investigadas entre 2015 e 2017 chegam a R$ 34 milhões. As operações batizadas de "Sombra e Escuridão" e "Elymas Magus" cumprem 13 mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca nas cidades de Aurelino Leal, Camamu,Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Ituberá, Santo Antônio de Jesus, Ubaitaba e Ubatã

De acordo com os investigadores, as empresas que fraudavam as licitações não tinham "a mínima capacidade para a execução dos serviços e obras contratadas". Segundo eles, muitas obras não foram sequer concluídas, como creches, unidades básicas de saúde e quadras de esportes.

A PF aponta ainda que alguns suspeitos participavam do processo licitatório apenas para “tumultuar”, "ora participando dos certames para exigir propina das empresas concorrentes para que desistisse, ora fazendo ajustes prévios e combinações para vencer as licitações e posteriormente abandonar os contratos".

Os suspeitos podem responder pelos participação em organização criminosa, fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa.