Política

Bolsonaro cita projetos não beneficiados pela Petrobras para justificar revisão de contratos 

Obras polêmicas, como a exposição  "Queermuseu" e a peça "Macaquinhos", aparecem em imagens manipuladas divulgadas pelo presidente

[Bolsonaro cita projetos não beneficiados pela Petrobras para justificar revisão de contratos ]
Foto : Tadeu Vilani / Agencia RBS

Por Juliana Almirante no dia 22 de Abril de 2019 ⋅ 14:40

O presidente Jair Bolsonaro postou ontem (21) um vídeo com montagem falsa no Youtube para justificar a revisão de patrocínios da Petrobras na área da cultura. 

As imagens mostram projetos que não receberam dinheiro da estatal, entre eles, a exposição  "Queermuseu" e a peça "Macaquinhos".

O vídeo mostra uma reportagem da GloboNews sobre o tema, que foi manipulada com a inclusão de imagens que fazem referência às obras, que acabaram envolvidas em polêmicas nos últimos anos. 

Bolsonaro afirmou que, "respeitando a aplicabilidade do dinheiro público", determinou a revisão dos contratos da petrolífera ao "setor que alguns dizem ser de cultura".

O jornal O Globo obteve a lista de todos projetos apoiados pela empresa desde 2009. As obras "Macaquinhos", que tem uma cena com atores nus, e "Queermuseu", sobre o universo LGBTQI, não aparecem na relação divulgada pela estatal. 

Também não integra o documento o filme de tema gay "Hoje eu quero voltar sozinho" (2014), outra obra incluída no vídeo publicado pelo presidente.

Notícias relacionadas