Política

'Inventor do fake news', brinca historiadora Mary Del Priore sobre patrono da independência do Brasil

Segundo historiadora, José Bonifácio chegou até mesmo a fundar um veículo de comunicação para forjar o papel dele na emancipação do país

['Inventor do fake news', brinca historiadora Mary Del Priore sobre patrono da independência do Brasil]
Foto : Reprodução/ A crítica

Por Juliana Almirante no dia 25 de Abril de 2019 ⋅ 08:45

A escritora e historiadora Mary Del Priore falou, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta quinta-feira (25), sobre o seu livro "As vidas de José Bonifácio", o patrono da independência brasileira. 

Ela ainda compara o estadista com os atuais atores da política brasileira. "Vivemos em um tempo em que estamos procurando mitos e heróis. O Brasil parece que esqueceu que os verdadeiros heróis são os professores, que estão na sala de aula", avalia a escritora. 

Mary afirma que, quanto mais um historiador "arranha" essas figuras históricas, mais encontra os chamados "pés de barro". "No caso de José Bonifácio, patrono da independência, a gente identifica até tanta coisa que vemos nos políticos de hoje. Não falta oportunismo, vontade de ganhar e de botar dinheiro no bolso, de ser alguém na vida, de passar de zé ninguém a fidalgo. O cara vivia querendo título de nobreza", explica.

Ela diz que Bonifácio chegou até mesmo a fundar um veículo de comunicação para forjar o papel dele na independência do país. "Eu brinco que ele é fundador do fake news, ele é que, no próprio jornal, no jornal de um amigo, vai se autodenominar o patrono da independencia", diz a historiadora.

Título de patrono

O estadista José Bonifácio de Andrada e Silva passou a ser considerado oficialmente o Patrono da Independência do Brasil em janeiro do ano passado. A lei teve origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 94/2017, aprovado em dezembro de 2017 no Senado Federal.

Notícias relacionadas

[Lula diz que delação premiada é 'tortura sofisticada']
Política

Lula diz que delação premiada é 'tortura sofisticada'

Por Juliana Almirante no dia 22 de Maio de 2019 ⋅ 07:21 em Política

Ele foi questionado sobre o tratamento que recebe na prisão e afirmou que, apesar de estar em uma cela solitária, tem suportado porque sabe que há brasileiros em situação...