Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Líder do PSD no Senado ameaça obstruir votações em caso de corte na Ufba

Política

Líder do PSD no Senado ameaça obstruir votações em caso de corte na Ufba

Otto Alencar foi ao Twitter expressar insatisfação com corte de recursos em universidades federais

Líder do PSD no Senado ameaça obstruir votações em caso de corte na Ufba

Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

Por: Catarina Lopes no dia 30 de abril de 2019 às 15:20

O líder do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), declarou hoje (30) em seu Twitter que, caso a ameaça de cortar 30% dos recursos de três universidades federais seja pessoal e ideológica, ele e seu partido obstruirão todas as votações de interesse do governo.

A ameaça de corte foi feita por Abraham Weintraub, ministro da Educação, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, e atinge a Ufba, além da UnB e UFF.

"Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas. A lição de casa precisa estar feita: publicação científica, avaliações científicas, estar bem no ranking", declarou.

As instituições não foram comunicadas previamente, e todas as universidades enquadradas têm boas colocações em avaliações internacionais, como a classificação das melhores da América Latina. A Ufba se encontra na 30ª posição, a UnB em 16ª, e a UFF em 45ª.

Em resposta ao Metro1, o reitor da Ufba, João Carlos Salles, afirmou a universidade é um espaço diverso. Ele apontou ainda que despesas essenciais, como luz e segurança, ficarão comprometidas sem a verba.