Política
'Príncipe-deputado' diz que escravidão 'é da natureza humana'
O discurso do deputado foi duramente criticado e iniciou uma revolta no plenário da Câmara
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputado federal por São Paulo e príncipe de Orléans e Bragança, Luiz Philippe de Orléans e Bragança causou espanto ao participar de uma sessão que celebrou a abolição da escravatura.
Bragança, que é trineto da Princesa Isabel, afirmou que fez uma retrospectiva da questão da escravidão no mundo e na história da humanidade. “Eu percebi que a escravidão é tão antiga quanto a humanidade. É quase que um aspecto da natureza humana”, disse.
O discurso do deputado foi duramente criticado e iniciou uma revolta no plenário da Câmara –algo incomum para sessões solenes. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) comandou o protesto contra Orleans e Bragança.
“A história precisa de tempo para que se revele e nós estamos muito, mas muito cedo ainda para entender o que foi o processo da escravidão. Portanto, esse processo que beneficiou poucos e brancos –e não negros– jamais sairá da cabeça deles enquanto nós não tivermos a coragem de fazer o que fizemos aqui: a contradição real e concreta”, disse Benedita, segundo o Poder 360, sobre o protesto em plenário contra Orleans e Bragança.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.