Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Servidores do IBGE entregam cargos em protesto contra cortes no Censo

Política

Servidores do IBGE entregam cargos em protesto contra cortes no Censo

Quatro servidores em posições de chefia entregaram os cargos por discordar da maneira como a atual direção vem conduzindo o levantamento

Servidores do IBGE entregam cargos em protesto contra cortes no Censo

Foto: Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 07 de junho de 2019 às 08:00

O corte no questionário do Censo 2020 provocou, ontem (6), uma manifestação de servidores públicos, políticos e ex-presidentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Estadão, quatro servidores em posições de chefia entregaram os cargos em protesto contra a forma como a atual direção vem conduzindo os preparativos para o levantamento.

Segundo nota do sindicato de servidores do IBGE, os técnicos que pediram exoneração são Andréa Bastos, assessora da Diretoria de Pesquisas; Marcos Paulo Soares, coordenador da Coordenação de Metodologia e Qualidade; Barbara Cobo, coordenadora da Coordenação de População e Indicadores Sociais; assim como gerentes da área de demografia, como Leila Ervatti. Eles compunham o "mais importante núcleo técnico" ligado ao Censo Demográfico, segundo a entidade.

O anúncio foi feito durante o debate de lançamento da campanha Todos Pelo Censo 2020, no Rio de Janeiro, onde fica a sede do instituto. No evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, três ex-presidentes do órgão fizeram a defesa pública da manutenção do Censo, da maneira como foi formulado pela equipe técnica: Roberto Olinto, Wasmália Bivar e Eduardo Nunes.

Leia mais:

IBGE anuncia redução dos questionários do Censo 2020

Governo bloqueia 87% do orçamento do Censo