Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Bolsonaro edita nova MP para manter demarcação de terras indígenas no Ministério da Agricultura

Medida foi editada um dia após a publicação da lei que alterou a estrutura administrativa do governo federal e devolveu a demarcação à Funai, ligada ao Ministério da Justiça

Bolsonaro edita nova MP para manter demarcação de terras indígenas no Ministério da Agricultura

Foto: Isac Nóbrega/PR

Por: Juliana Rodrigues no dia 19 de junho de 2019 às 10:20

O presidente Jair Bolsonaro editou uma nova medida provisória (MP) para transferir a responsabilidade da demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19), um dia após a publicação da lei que alterou a estrutura administrativa do governo federal.

O texto original da MP que mudava a estrutura do governo, editada em janeiro, já transferia para a pasta da Agricultura a responsabilidade da demarcação de terras indígenas. A proposta, no entanto, foi alterada no Congresso, que levou esta função de volta para a Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça.

Por ser uma medida provisória, a proposta de Bolsonaro tem força de lei e começa a valer imediatamente. No entanto, a matéria deve ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado para não perder a validade.