Quarta-feira, 18 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Defensor da tomada de três pinos, petista ganha cargo no Inmetro 

Política

Defensor da tomada de três pinos, petista ganha cargo no Inmetro 

Em postagens em redes sociais, Gustavo Kuster aparece em campanha para Fernando Haddad (PT), que perdeu a eleição presidencial

Defensor da tomada de três pinos, petista ganha cargo no Inmetro 

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 21 de junho de 2019 às 10:20

A presidente do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ângela Flores, nomeou para a diretoria de Avaliação da Conformidade Gustavo Kuster. Ele foi um dos responsáveis pela adoção da tomada de três pinos durante governo do PT, quando também atuava no Inmetro. 

O padrão de três pinos foi defendido, à época, por Kuster. Hoje, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tenta acabar com a medida. “Hoje em dia, nós temos de oito a 12 plugues diferentes no país. Isto é uma verdadeira bagunça”, afirmou Gustavo Kuster, em 2007, ao criticar a falta de padronização. 

Ontem (20), publicação da Época apontou que o governo pretende mesmo terminar com o padrão de três pinos. O assunto voltou à pauta no Planalto após a divulgação recente dos resultados econômicos brasileiros. Com números abaixo do esperado, o Governo entende que este seria um bom momento para revogar o uso compulsório da tomada de três pinos. “A sociedade brasileira, com toda legitimidade rejeitou a tomada de três pinos”, afirmou o secretário especial de Produtividade e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa.

Além disso, em postagens em redes sociais, Kuster aparece em campanha para Fernando Haddad (PT), que perdeu a eleição presidencial. “O meu voto será no Haddad. Dentre as opções de escolha que tenho, acredito ser ele o que melhor apresenta esse desejo coletivo. Acredito ser dele o discurso mais tolerante, agregador e alinhado com o estado de bem estar social", escreveu.