Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Audiência discute indenização por rescisão de contrato de representante comercial na Câmara

Política

Audiência discute indenização por rescisão de contrato de representante comercial na Câmara

Audiência discute indenização por rescisão de contrato de representante comercial na Câmara

Foto: Arquivo / Agência Câmara

Por: Adelia Felix no dia 25 de junho de 2019 às 19:00

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute, nesta quinta-feira (27), as regras para indenização de contratos de representação comercial rescindidos sem justo motivo. A audiência será realizada no plenário 5, a partir das 9h30. As informações são da Agência Câmara.

Atualmente, a Lei 4.886/65 determina que a indenização mínima obrigatória nesses casos não poderá ser inferior a 1/12 do total da retribuição auferida durante todo o tempo exercido na representação. O deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), autor do pedido para realização do debate, é autor de um projeto de lei que reduz esse prazo para dois anos após extinção do contrato (PL 1128/19).

O parlamentar explica ainda que, em casos de falência, a mesma lei equipara a prescrição de verbas relacionadas com a representação às verbas trabalhistas. Nesses casos, o representante comercial tem apenas cinco anos para pleitear a retribuição que lhe é devida e os demais direitos que lhe são garantidos. O projeto de Fonteyne também reduz esse prazo para dois anos.

“O objetivo dessa audiência pública é discutir esses dispositivos para encontrar uma saída razoável para as duas partes, de modo a dar previsibilidade ao passivo que pode ser gerado em caso de rescisão por iniciativa do contratante”, afirma o deputado.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; o diretor do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Manoel Affonso Mendes; e representantes regionais da categoria.